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EDIÇÃO 1

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EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO HUMANA:
FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO

DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

 

Claudio Pires Viana
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, professordo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás e profissional de educação da Rede Municipal de Educação de Goiânia. E-mail: claudio.viana@ueg.br

 

Adão Francisco de Oliveira
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: adaofrancisco@uft.edu.br

RESUMO

Este texto tem como objetivo apresentar alguns fundamentos ontológicos para a constituição de uma proposta de educação integral e humanizadora. Para tanto, apresenta primeiramente os princípios e características da escola tradicional seriada que historicamente se constituiu como referência para a organização dos tempos e espaços pedagógicos de nossos sistemas de ensino, baseada na ideia de fragmentação do conhecimento, na exclusão e na seleção meritocrática dos mais capazes. Por fim, fundamentando-se em Arroyo (2000), Freire (1987), Reis (2014) e Viana (2019), este trabalho apresenta a necessidade ontológica de ressignificação dos tempos/espaços pedagógicos voltados à possibilidade de construção de uma proposta de educação integral e humanizada.

 

Palavras-chave: Educação integral. Formação humana. Humanização. Tempos e espaços pedagógicos

 

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